Sarau Sanitário

 

 

 

 

 

 

Com o objetivo de democratizar a cultura, a poeta brasiliense Marina Mara inovou na forma de levar arte à vida das pessoas, independentemente da classe social.  Primeiro passo de um grande sonho – a popularização da poesia contemporânea–, o projeto SarauSanitário.com espalhou mil cartazes com poemas de sua autoria por diversos banheiros públicos do Distrito Federal.

A iniciativa inova não só em levar arte contemporânea a lugares inusitados, como sanitários, mas, também, no que diz respeito a acessibilidade poética.

Além de colocar o livro para download gratuito no link, a escritora disponibilizou alguns poemas em áudio, com fundo musical de artistas da cidade, e, também, distribuiu uma versão em Braille dos cartazes, transcrita pela Biblioteca Braille Dorina Nowill, de Taguatinga.

A ideia surgiu em reuniões de conhecidos na casa da poeta. “Eu colocava minhas poesias no banheiro e meus amigos sempre demoravam lá. Ficava pensando: será que a comida fez mal? Até que percebi que eram os poemas”, diz. O projeto, que contou com ilustração da artista plástica Clarice Gonçalves, resultou em um livro homônimo, lançado em maio de 2010.